Arquivo Histórico de Camaçari reabre ao público com inovações tecnológicas

A cultura de Camaçari ganha mais um reforço nesta quinta-feira (24), com a reabertura do Arquivo Histórico de Camaçari ao público. Após três anos fechado, o equipamento volta a funcionar a partir das 17h, na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro da cidade.
A iniciativa é promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que modernizou o espaço com um sistema informatizado de geolocalização e parte do acervo já digitalizado. Com essas inovações, o Arquivo Histórico retoma sua missão de preservar e difundir a história, memória e cultura local.
Além da salvaguarda e gestão de documentos históricos essenciais para o município, o equipamento visa fomentar o acesso à informação e estimular a pesquisa. O espaço também promoverá atividades como palestras, exposições, cursos, oficinas sobre identidade e patrimônio, além de mostras educativas, colaborando com escolas, pesquisadores e estudantes.
Sob gestão da Coordenação de Patrimônio da Secult, o Arquivo Histórico abrigará registros como leis, decretos e livros de atas, compondo um acervo de aproximadamente 550 metros lineares de documentos históricos.
Com estrutura de 286 metros quadrados, distribuída em sete salas, recepção, copa e banheiros acessíveis, o local estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, o espaço faz parte do conjunto de bens do Centro Antigo do município, que inclui o Museu de Camaçari e o futuro Cineteatro.
Com a reabertura, a cidade fortalece suas ações de preservação histórica e cultural, garantindo acesso à memória de Camaçari para toda a comunidade.