Inmet emite novo alerta para risco de chuvas fortes na RMS

 Inmet emite novo alerta para risco de chuvas fortes na RMS
#Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuvas intensas para diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), incluindo Mata de São João, Camaçari, Dias d’Ávila e Lauro de Freitas. Esses alertas indicam a possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes de 60 a 100 km/h. Tais condições elevam o risco de alagamentos, cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.

O alerta laranja, que representa perigo, esteve em vigor entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, abrangendo Camaçari e outras cidades da RMS. Além disso, um alerta amarelo, indicando perigo potencial, foi emitido para mais de 70 municípios baianos, incluindo os mencionados.

Confira a previsão do tempo para a região:

Em Mata de São João, a previsão de mau tempo deve durar até a próxima quinta-feira (8), segundo o Inmet. Em caso de necessidade, os cidadãosdevem entrar em contato pelo telefone de emergência: (71) 99690-0531.

Já em Dias d’Ávila, existe risco de fortes chuvas até sexta-feira (9), para toda a região. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número (71) 99906-7097.

Em Camaçari, a previsão se mantém, podendo a máxima chegar aos 29 °C na quinta-feira (8), mas caindo novamente na sexta-feira. A Defesa Civil de Camaçari pode ser acionada pelo número (71) 99981-0253.

Em Lauro de Freitas, o Inmet registra para esse período, fortes chuvas e ventos que podem chegar a 20 km/h. Em casos de transtornos causados pela chuva, o WhatsApp da Defesa Civil é o (71) 3288-8628.

Recomendações de Segurança:

  • Evite áreas alagadas e locais com risco de deslizamentos.
  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de inundações.
  • Busque abrigo seguro durante tempestades, evitando permanecer ao ar livre.
  • Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193 .