Silas Malafaia critica pastor mirim Miguel Oliveira e o chama de “farsa”

A atuação do jovem pastor Miguel Oliveira, de apenas 15 anos, tem gerado polêmica e provocou uma reação contundente de uma das principais lideranças evangélicas do Brasil. Para o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), o adolescente — que se apresenta como profeta — “é uma farsa” e estaria sendo manipulado por adultos para enganar fiéis. A declaração foi publicada pela coluna de Paulo Capelli, do portal Metrópoles.
“Sou um pastor pentecostal. Creio nos dons espirituais. Mas Miguel Oliveira é um menino que tem gente manipulando por trás. Um garoto inteligente, que tem capacidade de imitação, mas o que ele faz não é espiritual”, afirmou Malafaia. “Isso aí ele aprendeu com gente mais velha, vendo outros fazerem, e está repetindo porque tem uma inteligência aguçada. É só observar para comprovar o que estou dizendo”, completou.
O pastor também lamentou a situação do jovem: “Isso não é poder de Deus, não é unção do Espírito Santo. É uma farsa. Lamento dizer e tenho até pena desse menino. Está sendo usado para o mal, para enganar pessoas”.
Miguel Oliveira ganhou destaque nas redes sociais com vídeos de pregações que somam mais de 1,3 milhão de seguidores. Ele atua na Assembleia de Deus Avivamento Profético (Adap), mas recentemente foi alvo de uma decisão do Conselho Tutelar, que proibiu a divulgação de suas pregações online.
A medida foi tomada após denúncias de que o jovem estaria explorando a fé de seguidores, além de alegações controversas durante cultos, como rasgar laudos médicos e afirmar que teria curado doenças como pneumonia, câncer e leucemia. Caso descumpra a determinação judicial, Miguel poderá ser afastado da guarda dos pais.