Unidade do Natea é ampliada e reforça atendimento a crianças e adolescentes com TEA em Camaçari

 Unidade do Natea é ampliada e reforça atendimento a crianças e adolescentes com TEA em Camaçari

Fotografia: Juliano Sarraf

#Compartilhe

A estrutura do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), localizado na sede de Camaçari, passou por ampliação, com melhorias que visam oferecer mais conforto e qualidade no acolhimento às famílias. A iniciativa, conduzida pela Secretaria da Saúde (Sesau), incluiu a incorporação de duas novas salas — uma destinada ao atendimento e outra à coordenação — elevando de quatro para seis o total de ambientes funcionais no equipamento.

Além da ampliação física, a unidade também ganhou reforço no quadro de profissionais, o que amplia a capacidade de atendimento da equipe multidisciplinar. Agora, o Natea conta com fisioterapeuta, nutricionista, dois fonoaudiólogas, psicólogo, neuropediatra, assistente social e enfermeiro.

Outras melhorias implementadas incluem a instalação de ar-condicionado na recepção, aquisição de novo mobiliário e a mudança da entrada principal, que passou a contar com vigilância fixa. As intervenções visam garantir mais comodidade e segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam na unidade.

Segundo a coordenadora do Natea, Ana Paula Machado, as mudanças representam avanços significativos. “A ampliação vai qualificar o atendimento aos usuários e permitir a melhoria da qualidade na prestação do serviço”, avaliou.

Desde janeiro deste ano, a unidade da sede já realizou 964 atendimentos e acolheu 218 novos pacientes. Entre eles está Reni Conrado, moradora do bairro Verdes Horizontes, que acompanha o filho Raylan Tavares, de 3 anos. “Este é o meu segundo atendimento e tenho achado ótimo. Agora, continuaremos investigando com a equipe. Acho importante ter esse serviço”, declarou.

Além da sede, Camaçari também conta com uma unidade do Natea na orla, localizada no Shopping Linha Verde, em Arembepe. Lá, a equipe é composta por nutricionista, assistente social, dois enfermeiros, pediatra, psicólogo e terapeuta ocupacional. A unidade já atendeu 94 novos pacientes em 2025.

O Natea é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de até 18 anos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras neurodivergências. As equipes realizam diagnósticos, acompanhamento terapêutico e a elaboração do Plano Terapêutico Singular (PTS), de acordo com as necessidades de cada usuário. O acesso ao serviço pode ser feito por meio da regulação municipal ou por demanda espontânea, com apresentação de carta de referência e requisição médica.

A unidade da sede está localizada na Rua da Natividade, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). O funcionamento, tanto na sede quanto na orla, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.