Camaforró 2025 conquista prêmio de Melhor Organização e consolida Camaçari como destaque no São João da Bahia
Foto: William Rocha
Camaçari foi premiada na categoria Cidade – Melhor Organização no Prêmio Melhores do São João na Bahia 2025, realizado na noite desta quinta-feira (31), no Cineteatro 2 de Julho, sede do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), no bairro da Federação, em Salvador. A conquista reconhece o trabalho da gestão municipal e coloca o Camaforró entre os maiores e mais bem organizados festejos juninos do estado.
A premiação, promovida pelo portal São João na Bahia, com patrocínio do Governo do Estado e apoio da Salvador FM e do IRDEB, celebrou artistas, municípios e iniciativas culturais que se destacaram nas festas de São João em todo o território baiano. O júri técnico, formado por jornalistas, artistas e formadores de opinião, escolheu Camaçari entre outros 99 municípios concorrentes.
“É uma alegria muito grande para nós, que neste ano retomamos o verdadeiro Camaforró. Esse prêmio é para todo o povo de Camaçari. Tenho certeza que, no ano que vem, faremos um São João ainda melhor”, celebrou o prefeito Luiz Caetano, que esteve presente na cerimônia acompanhado de integrantes da gestão municipal, como a coordenadora de Eventos, Aline Marques, a secretária de Cultura, Elci Freitas, e outros representantes do governo.
Edição histórica com inclusão, cultura e segurança
Realizado entre os dias 20 e 23 de junho, o Camaforró 2025 reuniu mais de 250 mil pessoas no Espaço Camaçari. A programação contou com mais de 50 atrações locais, regionais e nacionais, distribuídas entre o palco principal, o Caramanchão e a Vila Maria Bonita. O evento destacou-se não apenas pela grandiosidade, mas também pelo compromisso com a inclusão e a acessibilidade, com a presença de intérpretes de Libras durante os shows e a instalação do Espaço PCD.
A decoração temática também foi um ponto alto. Este ano, o espaço homenageou mestres e mestras da cultura popular, transformando a área dos comerciantes em uma cidade cenográfica, com travessas personalizadas e uma ampla praça de alimentação a céu aberto.
Cerca de 1.500 profissionais atuaram na organização e montagem da festa, que envolveu todas as secretarias e órgãos da administração municipal. O evento contou ainda com o apoio das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Polícia Técnica, Conselho Tutelar e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Mobilidade e transparência como marcas da organização
A mobilidade também foi um diferencial da edição. A prefeitura montou um sistema especial de transporte público, com ônibus circulando em 16 roteiros pela sede, orla e zona rural, garantindo segurança e comodidade no deslocamento dos forrozeiros até o local da festa.
Além do reconhecimento estadual pelo prêmio, o Camaforró 2025 também recebeu o Selo de Transparência dos Festejos Juninos, concedido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O selo foi obtido por meio do Painel da Transparência dos Festejos Juninos, reforçando o compromisso de Camaçari com a responsabilidade pública e a gestão eficiente.