No Banner to display

Camaçari inicia cirurgias eletivas em parceria com o Hospital Santa Helena

 Camaçari inicia cirurgias eletivas em parceria com o Hospital Santa Helena

Foto: Patrick Abreu

#Compartilhe

A rede municipal de saúde de Camaçari deu início, nesta sexta-feira (22), à realização de cirurgias eletivas em parceria com o Hospital Santa Helena, ampliando a oferta de procedimentos e reduzindo a fila de espera. Entre as especialidades contempladas estão colecistectomias (remoção da vesícula biliar), histerectomias (remoção do útero) e hernioplastias umbilical e epigástrica.

A ação é coordenada pela Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, que estruturou fluxos de atendimento, estabeleceu critérios clínicos de prioridade e garante acompanhamento humanizado desde o agendamento até o pós-operatório.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, a parceria reforça o compromisso da gestão em ampliar o acesso à saúde e melhorar a assistência à população.
“Estamos empenhados em enfrentar os desafios e levar um atendimento humanizado. Esse é mais um passo dentro de um pacote de ações que já está em andamento, incluindo novos equipamentos de saúde”, destacou.

A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, ressaltou que o credenciamento do Hospital Santa Helena pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) marca uma nova etapa no município.
“O objetivo é reduzir o tempo de espera e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos, garantindo acesso igualitário e de qualidade”, afirmou.

Representantes do Grupo SH Brasil, gestor do hospital, também celebraram a parceria. O sócio-fundador Dr. Eládio Galdino e o CEO Ricardo Muricy destacaram a disposição em oferecer um atendimento de excelência e acolhimento à população.

O início das cirurgias já trouxe alívio a pacientes que aguardavam há anos pelo procedimento. A doméstica Clemilda Silva, de 49 anos, moradora de Monte Gordo, passou por uma histerectomia.
“Esperava por essa cirurgia há três anos. Hoje, poder realizar o procedimento é um alívio imenso. O atendimento está sendo nota 10”, disse.

O marmorista Wallace Cabral, 43 anos, também comemorou a realização da hernioplastia epigástrica.
“Desde o início do ano fiz consultas e exames pelo SUS. Todo o processo foi tranquilo. Estou apreensivo por ser uma cirurgia, mas a equipe transmite segurança”, relatou.

Entre os benefícios do credenciamento está a ampliação da rede prestadora, o que permite aumentar o número de atendimentos, desafogar a demanda reprimida e dar mais transparência à gestão da fila.

A cerimônia de lançamento contou ainda com a presença da vice-prefeita Déa Santos, da subsecretária de Saúde Gabriela Mendes, do secretário de Relações Institucionais Ademar Lopes, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Costa e dos vereadores Tagner Cerqueira, Kaique Ara e Sales Brito.