Camaçari é premiada com Selo de Transparência dos festejos juninos 2025

Foto: Lucas Anjos e Patrick Abreu
Com o lema “Festa boa na cidade é com transparência e responsabilidade”, o município de Camaçari foi agraciado, nesta terça-feira (10), com o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025. A certificação reconhece os municípios baianos que asseguram clareza nos gastos e na organização das celebrações de São João. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por meio do Painel da Transparência dos Festejos Juninos.
A premiação é destinada às prefeituras que aderem, de forma voluntária, à campanha anual – que este ano tem como tema “São João Pé no Chão 2025” e contou com a participação dos 417 municípios baianos.
Durante a cerimônia, realizada no auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do MP-BA em Salvador, o prefeito Luiz Caetano destacou o esforço da gestão municipal para promover uma festa estruturada, segura e culturalmente rica, que também gera impacto social e econômico. “É possível alinhar gestão eficiente, cultura popular e transparência, sempre em comunicação com o povo”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, ressaltou a importância do São João para a cultura nordestina e a necessidade de garantir que os investimentos públicos ocorram com responsabilidade. “O São João é o Natal do Nordeste. É fundamental que a festa respeite o orçamento e não comprometa áreas essenciais como saúde e educação”, frisou.
A secretária de Cultura de Camaçari, Elci Freitas, enfatizou que o selo reforça o respeito à cidadania e assegura que a contratação das atrações e toda a estrutura da festa sigam os princípios da legalidade e da transparência. “Receber esse selo comprova que estamos no caminho certo. Nosso São João será grandioso e responsável, com o apoio e orientação do Ministério Público”, declarou.
A coordenadora de Eventos, Aline Marques, também celebrou a conquista e reforçou o comprometimento da cidade com a transparência. “Cumprimos todos os prazos e critérios do painel. É gratificante saber que a população pode acompanhar e entender todo o processo. Isso fortalece o diálogo com a sociedade”, disse.
O calendário junino de Camaçari inclui festejos em diversos bairros da sede e da orla, em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. O destaque fica por conta do Camaforró, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Espaço Camaçari, com uma programação variada que reunirá artistas locais, regionais e nacionais.
Além do MP-BA, TCE e TCM, o projeto conta com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas da Bahia (Ucib), Sebrae Bahia, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e Governo do Estado da Bahia.
Estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais de Turismo, Patrício Oliveira; de Governo, Ednalva Santana; e o controlador-geral do município, Alex Persil.