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Camaçari entra na rota da mobilidade elétrica com apresentação do primeiro carro da BYD produzido no Brasil

 Camaçari entra na rota da mobilidade elétrica com apresentação do primeiro carro da BYD produzido no Brasil

Fotos: Juliano Sarraf

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Camaçari deu um importante passo rumo ao fortalecimento da indústria nacional e à construção de um futuro mais sustentável, ao sediar, nesta terça-feira (1º), a apresentação do primeiro veículo da montadora chinesa BYD produzido no Brasil. A cerimônia histórica ocorreu nas instalações da nova unidade fabril da marca no Polo Industrial do município e simboliza o renascimento da cadeia automotiva na Bahia, após a saída da Ford.

O modelo apresentado foi o BYD Dolphin Mini, carro urbano elétrico que já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas mundialmente e recebeu o título de Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. Também foi exibido o Song Pro, primeiro super híbrido da marca fabricado em território nacional. A produção dos três primeiros modelos brasileiros — BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS) — terá início nas próximas semanas.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano celebrou o novo ciclo industrial vivido por Camaçari:

“Este é o maior empreendimento da América Latina fora da China, e o mais avançado. Estamos reconstruindo a indústria nacional, e nossa cidade está conectada com a inovação e a sustentabilidade. Após a saída da Ford, agora vamos produzir cinco vezes mais do que era feito antes. Camaçari voltou ao mapa do desenvolvimento.”

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o potencial da Bahia para liderar esse novo momento da indústria automotiva:

“Hoje mostramos que a Bahia está preparada para fazer parcerias de sucesso. Temos mão de obra qualificada, infraestrutura e agora vamos nos preparar, também, para o hidrogênio verde. Esta fábrica é uma vitrine para o Brasil e para o mundo.”

Já a CEO da BYD Américas, Stella Li, destacou o papel da montadora como líder global em mobilidade elétrica:

“Somos mais que uma fabricante de carros, somos uma empresa de tecnologia comprometida com a descarbonização do planeta. Nossa meta é reduzir em 50% a intensidade de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade até 2035. Camaçari agora faz parte dessa jornada global.”

O vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, ressaltou o impacto socioeconômico da instalação em Camaçari:

“Estamos gerando empregos, movimentando a cadeia produtiva e devolvendo a autoestima industrial à cidade. Esse é o primeiro prédio de um complexo que vai transformar o setor automotivo na América Latina. Hoje apresentamos o primeiro BYD brasileiro, feito por brasileiros.”

Durante o evento, também foi demonstrada a tecnologia Vtol, que permite que o veículo sirva como fonte de energia para outros equipamentos. O público pôde acompanhar na prática essa funcionalidade, que abasteceu máquinas de algodão-doce e pipoca usadas durante a cerimônia. Débora Reis, 21 anos, operadora de uma das máquinas, celebrou o momento:

“Fazer parte desse dia histórico me emociona. É uma experiência que levo para a vida e que traz esperança de dias melhores.”

Outro anúncio importante foi a homologação de 106 empresas brasileiras como fornecedoras da fábrica baiana. A Continental Pneus, instalada em Camaçari, foi a primeira oficialmente habilitada.

Atualmente, a planta da BYD emprega cerca de 1.000 trabalhadores, com projeção de chegar a 3.000 até o final do ano, priorizando sempre a mão de obra local. Inicialmente, a unidade terá capacidade de produzir 150 mil veículos por ano, com expansão prevista para 300 mil na segunda fase.

A pedra fundamental do complexo foi lançada em outubro de 2023, no mesmo local onde funcionava a fábrica da Ford. As obras começaram em março deste ano e, ao todo, a BYD está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões na estrutura, que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol.