Camaçari recebe pela primeira vez o projeto “Era Uma Vez… Brasil” e promove intercâmbio cultural para professores e alunos

Foto: Era uma vez Brasil edição 2024- local: Mosteiro dos jerônimos. Portugal
O município de Camaçari, na Bahia, passa a integrar o projeto “Era Uma Vez… Brasil”, iniciativa de arte-educação voltada a professores e estudantes da rede pública municipal. A ação, inédita na cidade, acontece em parceria com a Secretaria de Educação de Camaçari e proporcionará uma formação pedagógica inovadora, além de possibilitar um intercâmbio cultural em Portugal.
A 9ª edição do projeto será lançada oficialmente nesta sexta-feira, 25 de abril, das 8h às 12h, no Auditório da Diretoria Pedagógica (DIPE), na sede da Secretaria de Educação. Todos os professores de História do 8º ano da rede pública municipal estão convidados para participar do evento.
Uma nova visão sobre a história do Brasil
Com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, o projeto propõe uma reflexão crítica sobre as narrativas históricas tradicionais, promovendo um ensino mais inclusivo e representativo.
Realizada pela Origem Produções, a iniciativa busca recontar a história do país por meio de uma perspectiva que valoriza as contribuições dos povos indígenas e afrodescendentes na identidade nacional. A edição deste ano contemplará escolas de Camaçari, Salvador, Jacobina e Mata de São João, além de municípios em três outros estados brasileiros.
Formação de professores dá início ao projeto
A primeira fase do projeto, chamada “Fatos Históricos”, será voltada à capacitação dos professores, com encontros presenciais e temáticos. O primeiro deles acontece já no dia 25 de abril, com a palestra “Trajetórias e contextos: existências negras e indígenas na história do Brasil”.
A formação será conduzida por Sheyla Trapiá, professora da rede estadual da Bahia e mestre em História pela UFBA. O objetivo é criar ferramentas pedagógicas que conectem as narrativas históricas oficiais às trajetórias individuais de negros e indígenas, evidenciando as influências sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo.
Cronograma de formações
Além do evento de lançamento, o projeto contará com outras capacitações ao longo das próximas semanas:
– 29/04: Sensibilização e técnica de história em quadrinhos
– 08/05: Qual a cor da arte brasileira? E as ciências, os corpos negros e o Brasil
– 15/05: Pindorama e Brasil: o legado de lutas e resistências indígenas
Impacto nacional
Com nove anos de atuação, o “Era Uma Vez… Brasil” já beneficiou mais de 22,6 mil estudantes em mais de 500 escolas públicas de 35 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A iniciativa conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, de empresas parceiras e das Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas.
O projeto se desenvolverá ao longo do ano em quatro etapas, incluindo oficinas, produções audiovisuais e um intercâmbio cultural em Portugal. Professores e estudantes selecionados terão a oportunidade de aprofundar debates sobre a herança colonial e a construção da identidade brasileira.