Cidade do Saber se prepara para sua reabertura com mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos
Foto: Juliano Sarraf
Após um período de reestruturação, a Cidade do Saber, um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, volta a funcionar em Camaçari. A reabertura oficial será na próxima quarta-feira (20), às 17h30, em cerimônia aberta ao público e marcada por uma programação cultural diversificada.
O evento, organizado pela Secretaria de Cultura (Secult), contará com a Orquestra Afrosinfônica, regida pelo maestro Bira Marques, que dividirá o palco do Teatro Cidade do Saber (TCS) com Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, vocalista do Baiana System. No foyer, a música ficará por conta de Sil Figueiredo. A programação também inclui apresentações de grupo de sopro, o coletivo circense Procurando Arte, recitais de poesia com Lara Nunes e Silas Meses, espetáculo de dança com Tainá Caetano e shows de Roberto Mendes, Ivanildo Antônio e o grupo Beira de Rua.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, a partir das 10h do dia 20, até a lotação máxima de 568 lugares.
Segundo o prefeito Luiz Caetano, a reabertura marca uma nova etapa do equipamento:
“A Cidade do Saber será entregue ao povo de Camaçari verdadeiramente recuperada, reestruturada e reorganizada. Vamos trazer novidades e conexão com o novo mundo, tornando-a também a cidade da robótica e da inovação tecnológica.”
Entre as novidades anunciadas está o retorno do Ballace Festival Nacional de Dança, que ocorrerá no TCS de 21 a 24 de agosto, reunindo bailarinos de todo o país. A edição 2025 incluirá novas modalidades, como batalhas de break e hip hop, e deve atrair entre 3 mil e 3,5 mil pessoas.
A Cidade do Saber volta oferecendo 3.030 vagas em cursos gratuitos de diversas áreas, como ballet, canto coral, teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas e tecnologia. As aulas ocorrerão no próprio complexo e em outros três equipamentos culturais: Pracinha da Cultura (Phoc III), Centro Cultural de Vila de Abrantes e Centro Cultural de Barra do Pojuca.
Para a secretária de Cultura, Elci Freitas, a retomada do espaço representa mais do que oferta de atividades culturais:
“A cultura movimenta a economia criativa, gera emprego, renda, atrai investimentos, estimula o turismo e fortalece a identidade da cidade.”
Criada em março de 2007, a Cidade do Saber volta a cumprir seu papel como polo de desenvolvimento comunitário, cultural e tecnológico, fomentando talentos e oportunidades para a população de Camaçari.
Cursos disponíveis:
- Cidade do Saber: Ballet, Canto Coral, Teclado, Violão, Bateria, Teatro, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Capoeira.
- Conservatório / Música Sinfônica: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Saxofone, Clarinete, Flauta Doce e Transversal, Trompete, Trombone, Trompa Sinfônica, Tuba Sinfônica, Percussão Sinfônica.
- Núcleo de Artes Plásticas: Desenho, Pintura.
- Pracinha da Cultura (Phoc III): Ballet, Capoeira, Zumba, Canto Coral, Dança de Salão, Dança Criativa.
- Centro Cultural de Vila de Abrantes: Ballet, Teatro, Dança de Salão, Capoeira.
- Centro Cultural de Barra do Pojuca: Bateria, Ballet, Dança Contemporânea, Violão, Violino, Capoeira.
- Laboratório Maker.