Fórum Eleitoral de Camaçari é reinaugurado e entregue com melhorias estruturais e sustentáveis

 Fórum Eleitoral de Camaçari é reinaugurado e entregue com melhorias estruturais e sustentáveis
#Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reinaugurou, nesta quarta-feira (30), o Fórum Eleitoral Alice Gonzalez Borges, em Camaçari. Localizado na Avenida Contorno, no Centro Administrativo do município, o espaço passou por ampla reforma, que incluiu modernização da infraestrutura, melhorias tecnológicas e ações voltadas à acessibilidade e sustentabilidade.

Com 937,48 m² de área total, o novo fórum abriga as 170ª e 171ª zonas eleitorais, que contam com seis estações de trabalho cada, além de áreas administrativas, salão de audiências e sala para pequenas reuniões. A reestruturação envolveu a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, atualização de equipamentos, redes elétrica e telefônica, revitalização da rede lógica e substituição de lâmpadas fluorescentes por LEDs. Medidas sustentáveis também foram adotadas, como o uso de torneiras com fechamento automático e pintura reflexiva no telhado para diminuir a temperatura interna.

O espaço tem capacidade para atender até 108 pessoas e conta com quatro assentos adaptados – dois para pessoas com deficiência e dois para pessoas obesas. O prédio também oferece recursos de acessibilidade, como piso e mapa tátil, sinalização em Braille, corrimãos duplos em rampas e escadas, vagas no estacionamento para PcDs e idosos, além de banheiros e áreas de circulação adaptadas.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença de autoridades locais, como a vice-prefeita de Camaçari, Pastora Déa Santos. “O Fórum Eleitoral de Camaçari é um espaço democrático e essencial para o atendimento à população e aos representantes partidários. A reforma garante mais conforto, acessibilidade e dignidade para todos. Camaçari só tem a ganhar com essa reabertura. Viva a nossa democracia!”, destacou.

O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, conduziu o evento e ressaltou a importância da entrega. “Este fórum representa um investimento significativo da Justiça Eleitoral na cidadania e no fortalecimento da democracia. A nova estrutura oferece melhores condições de trabalho a servidores e magistrados, com foco na eficiência, conforto e dignidade”, afirmou.

Durante a solenidade, o desembargador também anunciou o lançamento do projeto SGP na Trilha do Interior, que será iniciado em Camaçari no próximo dia 7 de maio. A iniciativa, voltada para a qualidade de vida e segurança dos servidores, contará com o apoio de comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e discriminação, e terá programação com ações de escuta ativa e acolhimento institucional. “Queremos incentivar a integração e a valorização do corpo funcional, com participação de profissionais das áreas de nutrição, psicologia, assistência social e ergonomia”, explicou.

A ação também se integrará à Semana de Combate ao Assédio, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e terá como objetivo ampliar o diálogo e mobilizar servidores e magistrados em torno do enfrentamento a esse tipo de violência institucional.