Ônibus emergencial de transporte de Camaçari passam por vistoria pela STT

Foto: Juliano Sarraf
A cidade de Camaçari se prepara para retomar o transporte público coletivo com a implantação do sistema emergencial Conecta, que começa a operar no dia 17 de junho. Nesta terça-feira (10), a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) realizou a vistoria dos ônibus que irão compor a nova frota, com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos veículos que atenderão à população.
A inspeção foi realizada na sede da empresa responsável pela operação e avaliou todos os itens exigidos para a circulação, tanto internos quanto externos. De acordo com o diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, a nova frota trará uma experiência moderna e confortável para os usuários. “Estamos entregando ônibus com no máximo cinco anos de fabricação, todos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB para carregamento de aparelhos e elevadores de acessibilidade funcionando. Nosso objetivo é garantir qualidade e segurança no transporte público e retomar esse serviço essencial para a cidade”, afirmou.
Ao todo, serão 45 ônibus circulando por 28 roteiros que abrangem a sede, a orla e a zona rural do município. A operação emergencial será válida por um período de até um ano, tempo estimado para a conclusão do processo de concessão definitiva do serviço.
O sistema de transporte coletivo de Camaçari estava paralisado desde novembro de 2024, após o vencimento do contrato anterior. A situação foi herdada pela atual gestão, que, desde janeiro, vem adotando medidas para reestabelecer o serviço. Uma das ações foi o envio do Projeto de Lei nº 1.175/2025 à Câmara de Vereadores, em fevereiro, que autorizou o subsídio à prestação do transporte público. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Durante a vistoria, os agentes da STT verificaram diversos itens de segurança e funcionamento, como vidros, pneus, retrovisores, catracas, cintos de segurança, extintores, luzes e buzinas. Segundo o agente Denilton de Jesus Santos, a checagem rigorosa garante que os usuários possam embarcar com segurança. “Estamos vistoriando cada detalhe para oferecer tranquilidade e confiança à população no retorno do transporte público”, afirmou.
A maior parte dos ônibus conta com motor Euro-6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes e contribui para um ar mais limpo.
O Conecta também dará nome ao novo sistema de bilhetagem eletrônica, que permitirá o uso de cartões recarregáveis. A distribuição dos cartões começa nesta semana pelas empresas e, em breve, será ampliada para a população em geral. Durante a transição, os usuários poderão utilizar os cartões do sistema antigo.
As trocas dos cartões por categoria – como idosos, pessoas com deficiência (PCDs), estudantes e avulsos – serão feitas gradualmente nas próximas semanas. A compra de créditos poderá ser feita por meio de aplicativos, oferecendo mais praticidade para os usuários.
Com a retomada do transporte público, a Prefeitura de Camaçari busca garantir o direito à mobilidade e oferecer um serviço mais moderno, acessível e seguro para todos os cidadãos.