Prefeitura de Mata de São João inicia programa de rastreamento do câncer de mama no litoral
Foto: Ascom PMSJ
A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), dará início, na próxima segunda-feira (14), à 1ª edição do Programa de Rastreamento do Câncer no Litoral. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à mamografia para mulheres com idade entre 45 e 69 anos, promovendo o diagnóstico precoce do câncer de mama — uma das doenças que mais afetam a saúde feminina no Brasil.
Os atendimentos serão realizados até o dia 23 de julho, das 8h às 17h, em uma unidade móvel de mamografia, cedida pelo Governo do Estado. O equipamento estará instalado na quadra da Escola João Pereira, localizada na comunidade de Açuzinho. A triagem das pacientes será feita por profissionais de enfermagem da rede municipal.
Para realizar o exame, é necessário apresentar os documentos originais e cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. As mulheres também precisam estar há mais de 12 meses sem realizar mamografia. Pacientes com cicatriz na região mamária ou que utilizam marcapasso não poderão ser atendidas nesta etapa do programa.
A secretária municipal de Saúde, Tatiane Rebouças, destacou a importância da ação para a saúde da mulher. “A iniciativa representa uma oportunidade concreta de acesso à prevenção, possibilitando tratamento mais eficaz e maior chance de cura para quem recebe o diagnóstico no início da doença”, afirmou.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Somente em 2023, mais de 73 mil novos diagnósticos foram estimados no país. O diagnóstico precoce é apontado como a principal estratégia para a redução da mortalidade.