No Banner to display

Projeto “Gestando com Amor” promove encontro especial sobre aleitamento materno no Agosto Dourado

 Projeto “Gestando com Amor” promove encontro especial sobre aleitamento materno no Agosto Dourado

Foto: Patrick Abreu

#Compartilhe

O projeto Gestando com Amor, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Gravatá, realizou na tarde desta quinta-feira (14) um encontro especial em adesão à campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. A atividade, que acontece mensalmente, reuniu gestantes para discutir práticas e cuidados essenciais durante a amamentação.

Durante a roda de conversa, foram abordados temas como recomendações nutricionais para gestantes, importância da alimentação na produção de leite, alimentos que devem ser evitados, fases do leite materno, pega correta e cuidados com as mamas. As participantes também receberam orientações sobre ordenha, participaram de dinâmica prática e levaram para casa material informativo e brindes.

A coordenadora do projeto, Gleice de Oliveira Santos, enfermeira e obstetra da unidade, explicou que o grupo foi criado para promover educação em saúde e troca de experiências.

“Temos muitas gestantes cadastradas na unidade, e o grupo surgiu para abordar temas importantes e incentivar o diálogo. Já realizamos atividades como jogo de tabuleiro de pré-natal e tarde de cinema. No próximo encontro, teremos uma pediatra para falar sobre cuidados com o recém-nascido”, adiantou.

A palestra principal foi ministrada pela nutricionista Geisa Figueiredo, que reforçou a importância de uma dieta equilibrada para a qualidade do leite materno.

“O leite materno é ideal para os primeiros seis meses de vida, garantindo todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de protegê-lo contra doenças e infecções, como destacam as orientações da OMS”, afirmou.

As gestantes que participaram do encontro elogiaram a iniciativa. A cabeleireira Glória Elen Santos Vieira, 25 anos, grávida de seu primeiro filho, contou que aprendeu muito sobre a pega correta do bebê.

“Tinha medo de me machucar, como já ouvi relatos, mas agora me sinto mais confiante”, disse.

Já a dona de casa Ariane Santos da Silva, 26 anos, grávida do segundo filho, destacou que cada gestação traz novos aprendizados.

“Mesmo sendo mãe de segunda viagem, descobri coisas que não sabia. Cada gestação é diferente”, comentou.

Além da UBS Gravatá, outras unidades de saúde do município também promovem ações alusivas ao Agosto Dourado. Nesta semana, atividades semelhantes ocorreram nas USF Santo Antônio, USF Gleba B e USF Phoc III.