Sedur inicia Operação Paz e Ordem para combater poluição sonora e uso irregular do solo em Camaçari

 Sedur inicia Operação Paz e Ordem para combater poluição sonora e uso irregular do solo em Camaçari

Fotografia: Arquivo Sedur

#Compartilhe

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari deu início, no último fim de semana, à Operação Paz e Ordem, com o objetivo de intensificar a fiscalização contra a poluição sonora e o uso irregular do solo, tanto na sede quanto na orla do município. A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis), as polícias Civil e Militar, e conta com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

Com foco no combate ao uso abusivo de equipamentos de som, como os conhecidos “paredões”, a operação tem como base denúncias e reincidência de infrações em estabelecimentos comerciais e espaços públicos. Durante o fim de semana, os agentes percorreram localidades da orla, como Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe, além de bairros da sede como Gleba B, Camaçari de Dentro e Jardim Limoeiro.

Segundo o superintendente da Suofis, David Leite, a atuação tem caráter preventivo e educativo.

“Estamos orientando e notificando os estabelecimentos que insistem em descumprir a legislação. A intenção é educar, mas, se necessário, tomaremos medidas mais rigorosas para assegurar o cumprimento da lei e o direito ao sossego da população de Camaçari”, destacou.

A operação atende a uma recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que determina à Sedur a adoção de medidas efetivas para o controle da poluição sonora, conforme a Lei Municipal nº 1.120/2010, que regulamenta os limites de emissão de ruídos em áreas residenciais e comerciais.

As ações terão continuidade nos próximos fins de semana, com fiscalizações mais rígidas e a intensificação de abordagens educativas, em parceria com as forças policiais, visando garantir mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.

Como denunciar

A Sedur reforça os canais para o registro de denúncias:

  • Poluição sonora em eventos fechados: https://sissedur.camacari.ba.gov.br/sedur/index
  • Som abusivo em residências: Polícia Militar – telefone 190
  • Paredões ou som automotivo em vias públicas: STT – números 118 ou (71) 3622-7798